8 de junho de 2010

D. João de Oliveira Matos - Traços de uma vida

D. João de Oliveira Matos, nasceu em Valverde no dia 1 de Março de 1879.
Estudou no Seminário da Guarda, foi Sacerdote, Professor e Bispo da Guarda.
Os dois grandes títulos de glória do Senhor D. João foram as visitas pastorais à Diocese da Guarda e a fundação da Liga dos Servos de Jesus. A Liga nasceu em 11 de Fevereiro de 1924 e foi uma semente que germinou, cresceu e deu frutos, à custa de muita dedicação e sacrifícios daqueles que, conjuntamente com D. João, se empenharam em fazer o bem.
A partir da Liga, foram criadas obras como as Oficinas de S. Miguel, os Jornais, Livros, Centros de Assistência, Lares para crianças desprotegidas, e outras obras Sociais de apoio aos desfavorecidos e necessitados. A Liga dos Servos de Jesus reflecte, as grandes preocupações do grande coração do Senhor D. João. É o mais perfeito dos seus retratos.

Em 1944 é fundado o Instituto de S. Miguel, e as casas de apoio a crianças orfãs ou familias numerosas e carenciadas foram aparecendo conforme a generosidade dos benfeitores, e as necessidades sociais que iam surgindo.
 
Este mês, aqui no Abrigo Infantil da Sagrada Família, quisemos fazer uma pequena homenagem ao Senhor D. João com uma exposição de trabalhos feitos pelas crianças, com a ajuda dos seus pais. Aqui temos alguns exemplos dos conhecimentos que as crianças já adquiriram sobre a vida do Fundador.
 



Sem comentários:

Enviar um comentário